Vamos apanhar cogumelos no Festival da Castanha 2019

Posted: 14 Outubro, 2019-Likes: 0-Comments: 0-Categories: Eventos, Notícias

Integrada no Festival da Castanha 2019, decorre a 26 de outubro (sábado), uma saída micológica orientada pelo engenheiro florestal José Augusto Pais, na qual se aprenderá as técnicas da apanha do cogumelo, identificando os cogumelos comestíveis e contribuindo para a conservação das espécies existentes. A participação é gratuita e a inscrição é obrigatória. A mesma deve ser efetuada até 24 de outubro através do contacto 968 514 950 ou do formulário disponível: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9B6fMHL2PUf6cyD14dQPn-Yw1YSSBejW5KaeQZtRrmPG1PA/viewform

A concentração está marcada para as 9h30 no Mercado Local – Arouca Agrícola (Central de Camionagem), de onde os participantes se deslocarão, em veículo próprio, até ao local onde decorrerá a atividade. Deverão levar roupa e calçado confortáveis, um cesto de vime e uma pequena navalha.

A saída micológica terminará por volta das 13h00. Após o almoço (livre), serão identificados os cogumelos apanhados, seguindo-se o showcooking com o Chef Nuno Queiroz Ribeiro. Atividades para os quais todos os participantes estão convidados.

A saída micológica é uma organização da Câmara Municipal de Arouca, em parceria com a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga e o Hotel Rural Quinta de Novais, e é o pretexto ideal para se deixar envolver na floresta de Arouca e no fantástico mundo dos cogumelos.

Programa

9h30. Concentração no Mercado Local – Arouca Agrícola (junto à Central de Camionagem)
10h00. Início da recolha de cogumelos
13h00. Fim da saída micológica e almoço livre
16h30. Identificação dos cogumelos recolhidos no Terreiro de Santa Mafalda
17h00. Showcooking com o Chef Nuno Queiroz Ribeiro

Sobre José Augusto Pais

Engenheiro Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, José Augusto Pais estagiou no 1.º projeto de Defesa da Floresta Contra Incêndios do país, tendo também trabalhado e colaborado em diversos organismos. É formador em várias áreas e, nos últimos anos, tem associado a função de guia de Natureza ao Turismo, desenvolvendo iniciativas e participando como orador em atividades sobre a micologia e os recursos patrimoniais silvestres do país.

Navigation