Biblioteca Municipal de Arouca tem selo “Clean & Safe”

Posted: 10 Setembro, 2020-Likes: 0-Comments: 0-Categories: Notícias

Arouca tem mais um equipamento municipal com o selo “Clean & Safe”. A Biblioteca Municipal, que integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, acaba de receber a distinção concedida pelo Turismo de Portugal, em articulação com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

“Este selo significa que naquele espaço estão a ser cumpridas as necessárias medidas de segurança e higiene definidas de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação com o novo coronavírus”, destaca a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, que reforça, uma vez mais, o apelo aos arouquenses para “que continuem a seguir escrupulosamente as recomendações das autoridades de saúde e que sigam todas as medidas de prevenção, nomeadamente o uso de máscara, a higienização frequente das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social”.

A Biblioteca Municipal de Arouca está a funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, com acesso condicionado aos diferentes espaços. Está disponível o empréstimo domiciliário e devoluções, a consulta e leitura presencial até 50% da ocupação máxima e é permitido o acesso a computadores e equipamentos de utilização pública, que são desinfetados após cada utilização. Por sua vez, estão temporariamente indisponíveis alguns serviços e projetos, nomeadamente o acesso livre às estantes, as sessões de leitura para bebés (Bebeteca), as sessões presenciais do Clube de Leitura e a presença das Bibliomalas nos lares de terceira idade e noutras respostas sociais.

Selo Clean & Safe

O selo “Clean & Safe” foi lançado pelo Turismo de Portugal e tem por objetivo sensibilizar para a importância da adoção de procedimentos mínimos de limpeza e higiene, no sentido de incentivar a retoma do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos. Inclui também os Equipamentos Culturais de Gestão Municipal/Intermunicipal, nos quais se incluem as bibliotecas.

No concelho de Arouca a Loja Interativa de Turismo de Arouca, a Casa das Pedras Parideiras e a AGA – Associação Geoparque Arouca também receberam esta certificação. Detêm ainda o selo “Clean & Safe” várias empresas de animação turística e unidades de alojamento locais.

Recorde as recomendações de utilização da Biblioteca Municipal de Arouca:

Não se dirija à biblioteca se tiver sintomas ou se estiver diagnosticado com Covid-19;
A entrada está condicionada à medição da temperatura corporal (até 37,5º C);
É obrigatória o uso de máscara no interior da biblioteca e a desinfeção das mãos;
Mantenha sempre um distanciamento máximo de 2 metros de outros utilizadores;
A ocupação foi reduzida a 50% para assegurar a distância de segurança;
Utilize preferencialmente as escadas. O elevador só pode ser utilizado por uma pessoa de cada vez;
Desaconselha-se a ida à biblioteca de utilizadores em grupo;
Recomenda-se que os utilizadores menores de 12 anos se façam acompanhar por adulto;
Respeite as orientações dos funcionários da biblioteca;
A biblioteca cumpre as orientações de limpeza e desinfeção adequados.

Navigation