COVID-19 | Missas, catequese e vida comunitária suspensas por tempo indeterminado na vigararia de Arouca-Vale de Cambra

Posted: 23 Março, 2020-Likes: 0-Comments: 0-Categories: Notícias

Decisão foi tomada ontem, 12 de março, pelos padres da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra. Deliberações foram tornadas públicas através de comunicado, que reproduzimos abaixo.

» Comunicado:
Reuniram extraordinariamente, a 12 de março, os padres da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra, atendendo à situação atual que vivemos de declarada pandemia por causa do Coronavírus (Covid-19) e tendo em consideração a Nota Pastoral do Sr. Bispo e indicações da Direção Geral da Saúde. Decidiram por bem:

1. Sacramentos:
– Suspender as missas a partir de 14 de março, inclusive, por data indeterminada. Recomenda-se que os fiéis assistam de forma respeitosa à Eucaristia através dos meios de comunicação social (televisão, rádio, internet);
– Adiar as Confissões até estarem reunidas as condições para tal e no caso de alguém necessitar de celebrar este sacramento neste período de contingência, deverão ser rigorosamente observadas as orientações, de forma a que não se ponha ninguém em risco.

2. Catequese:
– Suspender a catequese e as respetivas festas até data a definir.

3. Vida Comunitária:
– Suspender as iniciativas quaresmais e devocionais (Via-sacra, Procissões dos Passos, Vésperas, 24 horas para o Senhor ou Adoração ao Santíssimo, Noite d’Alegria e outras iniciativas paroquiais comunitárias);
– CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) está cancelado.

4. Funerais:
– As exéquias serão apenas com breve Celebração da Palavra:
– Não dar os sentimentos;
– Restringir a celebração apenas aos familiares mais próximos.

Todas estas indicações estão sujeitas a alteração, mediante a evolução do estado em que vivemos. Rogamos a Deus, por intercessão da Virgem Santíssima, invocada como Nossa Senhora da Saúde e Saúde dos Enfermos, que cure os infetados e livre os sãos desta pandemia.

O Vigário,
Pe. José Manuel Araújo

Navigation