Festival da Castanha 2019: conheça o programa

Posted: 15 Outubro, 2019-Likes: 0-Comments: 0-Categories: Notícias

Apelidada de «terra da castanha», Arouca promove, entre 23 e 27 de outubro, a 9.ª edição do Festival da Castanha com mostras gastronómicas, venda de produtos regionais, workshops, magustos, música e danças tradicionais. Organizado pela Câmara Municipal de Arouca em conjunto com a Associação Florestal Entre Douro e Vouga, a AGA – Associação Geoparque Arouca e a Casa do Povo de Arouca, o evento pretende celebrar o castanheiro e a castanha e outros frutos secos do concelho, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional.

Embora o ponto alto do evento seja o fim-de-semana, o festival começa já a 23 de outubro (quarta-feira) com os concursos “Melhor Mel de Arouca” e “Melhor Castanha de Arouca” e continua no dia seguinte com sessões de leitura outonais dirigidas aos alunos arouquenses.

A sexta-feira, 25 de outubro, começará com o seminário “Pastorícia e Sustentabilidade”, cujo objetivo é abordar outras medidas de gestão do território que o tornem mais resiliente e proporcionem sustentabilidade económica, social e ambiental. Terá início às 09h45, na Biblioteca Municipal. A participação é gratuita e sujeita a inscrição prévia (até 23 de outubro) através de formulário online ou do contacto 256 940 400.

Destaque ainda para a saída interpretada “Soutos do vale de Arouca”, que decorrerá na sexta-feira à tarde e será orientada por Augusto Assunção. A participação é gratuita e sujeita a inscrição prévia (até 23 de outubro) através do contacto 966 798 969.

Interessante será também percurso pedestre PR 3 – Caminhos do Sol Nascente (freguesia de Moldes) que abrirá a manhã de sábado, 26 de outubro. Este ano, a organização preparou um circuito especial para os amantes do trail. A participação é gratuita e sujeita a inscrição através de formulário online ou do contacto 962 120 634. Quase em simultâneo decorrerá a saída micológica. A participação também é gratuita e sujeita a inscrição prévia através do formulário online ou do contacto 968 514 950. Os cogumelos apanhados serão depois identificados e utilizados no showcooking com o Chef Nuno Queiroz Ribeiro.

Por estes dias, o cheiro a castanha assada vai espalhar-se pelo centro histórico de Arouca e os magustos tradicionais são presença obrigatória na programação. O primeiro está agendado para sábado, às 22h00, na Av. 25 de Abril, e o segundo para as 17h00 de domingo, na Praça Brandão de Vasconcelos.

No que à música diz respeito, haverá espetáculos de concertinas e animação por DJ’s, mas o destaque vai para os concertos de sexta-feira (25 de outubro) e sábado (26 de outubro), ambos marcados para as 22h30, na Praça Brandão de Vasconcelos. O primeiro será protagonizado pelo conhecido grupo Galandum Galundaina e o segundo pela banda do filme “Variações”.

Durante o fim-de-semana, visite também a exposição “A castanha – conservação e transformação”, patente na Biblioteca Municipal. Atente ao programa, porque há atividades destinadas à família e não faltarão bailes e um workshop de folclore. Será também possível saborear o melhor da gastronomia arouquense, com sabores próprios desta época do ano, nos espaços do Pátio dos Petiscos ou no Restaurante Pedagógico da Escola Secundária de Arouca, instalado no Celeiro do Mosteiro. Pode ainda provar os tradicionais bolos e broa caseira no espaço de venda junto ao Parque Municipal. Visite também a Feira dos Produtos Regionais, Agrícolas e Artesanato, na Av. 25 de Abril.

Visite Arouca por ocasião do Festival da Castanha.

veja aqui o programa: https://www.cm-arouca.pt/festival-da-castanha-2019-conheca-o-programa/?fbclid=IwAR3h0yNmnz_3posxxKE-OOhFn1JEscth1ID2hODsp9vWVln0J-n2eAhN0Ck

Navigation